Notícias

13 de fevereiro de 2017

DULCE ROSELLÓ NA ATMOSFERA M – EXPOSIÇÃO DE ARTE TÊXTIL ONDE A INFLUÊNCIA DAS COISAS MARINHAS É MANIFESTA…

DULCE ROSELLÓ NA ATMOSFERA M – EXPOSIÇÃO DE ARTE TÊXTIL ONDE A INFLUÊNCIA DAS COISAS MARINHAS É MANIFESTA…

Está patente ao público, até 25 de Fevereiro, a exposição de ARTE TÊXTIL de Dulce Roselló, no Espaço atmosfera m do Montepio, à Rua Castilho, nº 5, em Lisboa. A peça que dá o nome à exposição, Vertigo*, com algas em evidência, denuncia a paixão de Dulce Roselló pela riqueza marinha. O catálogo da exposição inicia-se com um texto biográfico sobre Dulce Roselló. Nele está patente a sua dedicação, de várias décadas, à beleza e ao bem-estar concretizando-se com a introdução e o desenvolvimento da implantação no mercado português da marca francesa de cosmética marinha Thalgo La Beauté Marine. Com ela sofreu o incêndio do Chiado em 1988 e com ela se expandiu posteriormente com centros de estética e spa THALGO de qualidade exemplar em Lisboa e Porto.


Incêndio no Chiado 1988



Dulce Roselló no novo espaço THALGO do Chiado 1998


As obras expostas na atmosfera m demonstram no seu conjunto a tenacidade, a persistência, o sentido estético e a criatividade que Dulce Roselló sempre imprimiu na sua actividade empresarial e que, posteriormente, a autora vem impondo à sua atividade diária nas obras de arte têxtil que produz. As peças apresentadas resultam da aplicação de múltiplas técnicas que Dulce Roselló continua a introduzir e a inovar, com alegria e paixão, nos seus quase 90 anos… : patchwork, bordado à mão e à máquina, fussy cutting, EPP, ferro de soldar, pistola de ar quente, stitch and slashing, trapunto, tintas dispersivas, entre outras, em diversos materiais como sedas, algodão, batiques, feltro cunin, organza,… A exposição VERTIGO constitui um importante contributo para a valorização, inovação, modernidade e contemporaneidade da arte do patchwork em Portugal, refletindo a expansão desta arte no mundo, em particular na Europa e nos EUA, com influências subtis da globalização dos tempos do expansionismo europeu.

A inauguração da exposição, no dia 4 de fevereiro, contou com a presença de muitos convidados, do norte ao sul do país bem como do país vizinho. Eva Gutierres (Barcelona), formadora e artista têxtil, relembrou os principais marcos da história do patchwork na Europa e nos EUA e estabeleceu a ponte com a obra de Dulce Roselló, que vem acompanhando desde há alguns anos.

Mountmellick
Dulce Roselló | Lisboa 2015
Fonte: Di Ford, designer (Austrália), para Quiltmania Magazine
Materiais: tecidos 100% algodão, linhas decorativas, linhas invisíveis
Técnicas utilizadas: bordado Persa, fussy cutting, bordado à mão,
EPP (English Paper Piecing), aplicações à mão e à máquina
Quiltting: Longarm, Barcelona
Dimensões: 153x154cm


Atmosfera II
Dulce Roselló | Lisboa 2016
Projecto pessoal inspirado nas técnicas e obras de Susan Lenz (USA) e Yvonne Brown (UK)
Materiais: Feltro Cunin, veludos e organzas sintéticas, tintas acrílicas, Vliesofix, transfoil
Técnicas utilizadas: Colagens a quente, ferro de soldar, pistola de ar quente, preparação de organzas com vliesofix e tintas acrílicas
Dimensões: 29x40cm


* Vertigo
Dulce Roselló | Lisboa 2016
Improvisação inspirada em Obras de Jacquie Gering (USA) e de Yinka Shonibare (UK/Nigéria)
Materiais: seda selvagem, sedas shantung, filme retráctil, organza, linhas decorativas
Técnicas utilizadas: aplicação inversa e direta à maquina, “thread painting”,
filme retrátil com fixação de linhas
Quiltting: Free-motion em máquina doméstica
Dimensões: 120x89cm


Sobre os trabalhos expostos de Dulce Roselló veja a apreciação da jornalista Marionela Gusmão especialista em História da Arte e Diretora da revista Moda e Moda.

Imagens da inauguração da exposição VERTIGO no espaço atmosfera m, Montepio, em 4 de Fevereiro de 2017, em Lisboa:


Luis Roselló (Thalgo Portugal), Ana Cláudia Magalhães (Atmosfera m), Dulce Roselló e Eva Gutierres (Barcelona) falam para os convidados presentes.


Dulce Roselló, em sessão de autógrafos, e o filho Luis Roselló // Dulce Roselló com o filho e a neta Matilde

Your name
Your email
Subject
Enter your message ...
x
Categorias